O teatro e a música de cena .
Em todas as formas de teatro, há pelo menos dois pontos em comum que estão na essência dessa arte. A partir das leituras es estudos, respondas as perguntas ! Boa sorte !
par krbublitz
20 questions
1. No Renascimento, em inícios dos anos 1500, surgiu uma nova maneira de fazer teatro :
a O espetáculo cultural
b A commedia dell’arte.
c Teatro de Mamulengo
d O renascimento artístico
2. A commedia dell’arte está intimamente relaciona-da com o carnaval italiano e suas máscaras, as quais, na commedia, tinham a função apenas :
a De comover o público.
b Representar o humor.
c De caracterizar o personagem.
d Representar a tragédia.
3. Os nobres não aprovavam a commedia dell’arte, pois seus personagens ridicularizavam :
a Os pobres
b Apenas os reis.
c As pessoas da platéia.
d Os ricos e os pretensamente cultos.
4. Cada personagem representava um :
a Segmento social e sua forma de ver o mundo.
b Segmento social e sua forma de ver as questões ambientais.
c Segmento literário e sua forma de ver a escola.
d Segmento econômico e sua forma de ver o mundo.
5. O mamulengo é um teatro de bonecos de origem popular que nasceu no estado de :
a Santa Catarina
b Pernambuco
c Paraná
d Minas Gerais
6. É uma espécie de caixa-palco que oculta os procedimentos do manipulador dos bonecos, também chamado de “mestre” :
a Fantoche.
b Caixa de Pandora.
c Entremeadas.
d Empanada.
7. O teatro popular de bonecos foi trazido ao Brasil pelos colonizadores europeus e apresenta personagens próprios, inspirados :
a Na cultura do povo.
b Nos livros de literatura.
c Nos cursos de dança da região sul.
d Nos programas de televisão.
8. A manipulação do mamulengo é feita_________________, por meio de fios conectados a dispositivos de madeira, que permitem o manuseio.
a Da direita para esquerda
b De cima para baixo
c Da esquerda para direita
d De baixo para cima
9. A peça Bendito – Os Beneditos foi criada por :
a Sebastian Marques.
b Luzia Fronza.
c Maria Guilhermina.
d Sebastião Salgado.
10. Quais os principais aspectos da dramatização :
a A emoção e a expressividade do gesto e a fala.
b A expressividade através da fala.
c Apenas a emoção
d O movimento do mamulengo.
11. É onde a representação teatral acontece :
a Espaço cênico
b Mamulengo..
c Livro de literatura.
12. Pode se tornar um espaço da criação, da dramatização, da comunicação :
a Qualquer lugar.
b A rua.
c A escola.
d Sua casa.
13. Chamamos de ____________________ a comunicação pelo som na representação teatral e no filme.
a Célula ritmica
b Melodia
c Sequência de sons
d Sonoplastia
14. No teatro, assim como no rádio, no cinema e em outros meios de comunicação, o sonoplasta :
a Toca instrumentos musicais.
b Controla, escolhe, cria, aplica e manipula sons e ruídos.
c Exclui os sons para não atrapalhar.
15. Sons e ruídos conferem, portanto :
a Maior ênfase a determinada ação.
b Maior enfâse literária.
c Maio durabilidade da peça.
16. Outros aspectos importantes na construção da cena teatral ou cinematográfica são a :
a A absorção de alguns personagens e elementos relacionados à maneira de representar, assim como o palco tradicional.
b A intensidade de cada elemento, o ritmo e a dinâmica dos movimentos dos atores.
c A manipulação do mamulengo é feita de baixo para cima, por meio de fios conectados a dispositivos de madeira.
17. Na dramatização teatral, qual é o personagem mais importante :
a O maquiador.
b O sonoplasta.
c Dramaturgo.
d Todos.
18. Deriva da quantidade e profundidade das informações nela contidas e pelas várias camadas de sentido que estas veiculam.
a A musicalização.
b A memória do ator.
c A densidade da cena
19. Assim como os cenários e os objetos de cena, os sons e ruídos que acompanham cada detalhe da representação desempenham um papel relevante no contexto, pois ajudam a contar a história ou a transmitir a mensagem com mais :
a Alegria.
b Calma.
c Intensidade.
d Tristeza.
20. Qualquer espaço pode se tornar um espaço da criação, da dramatização, da comunicação. Para isso, basta que tenha :
a Um ator.
b Um ator e um espectador.
c Um espectador.
d O público.